domingo, 14 de março de 2010

COLEGIAL UM TIME MUITO PARECIDO COM O GALO...(DIFERÊNTE)


O Colégio Catarinense de Florianópolis surgiu em 1906 com a denominação de Ginásio Santa Catarina. Entre tantas atividades educacionais e esportivas, o futebol destacou-se na predileção dos alunos internos e externos.

Uma seleção do Ginásio realizou em 1910, na Praça General Osório (onde se situava o Campo do Manejo), o primeiro jogo de futebol em Florianópolis. Vitória de 2 a 1 sobre um combinado de advogados.

A modalidade passou a ser praticada com mais intensidade dentro dos muros do Ginásio. Os alunos eram estimulados a formar times e isso trouxe enorme rivalidade. Foram criadas oficialmente as equipes Internato e Externato.
INTERNATO - EXTERNATO - COLEGIAL

Em 1915 foi inaugurado o campo de futebol. O local sediou os jogos do primeiro campeonato oficial no Estado em 1924.

Os confrontos contra equipes da cidade, como SC Florianópolis (ex-Anita Garibaldi), Humaitá, Palmeiras e tripulações de navios que aportavam na capital catarinense, atraíam um público entusiasta.

No dia 12 de abril de 1924, já instituídos equipes distintas, Externato (azul) e Internato (verde) participaram da fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol.

No ano seguinte, os “meninos de ouro” do Externato conquistaram o título estadual de forma invicta. Em 1926, o Internato fez a decisão contra o Avaí, mas ficou com o segundo lugar. O craque era Zinder Lins, que depois jogou no Atlético Paranaense e virou técnico de futebol.

O Internato participou de campeonatos até 1927 (quando conquistou o tetra citadino do segundo quadro) e o Externato até 1930. Depois disso, os jogos ficaram restritos à liga ginasial interna e alguns amistosos contra equipes da região.

Em 25 de março de 1944 era fundada a Associação Desportiva Colegial, que se torna campeã florianopolitana da segunda divisão de amadores em 1946.

O futebol e outros esportes praticados no Colégio Catarinense serviram como um meio para a juventude expressar também certa liberdade, cujos frutos seriam a solidariedade, a unidade e a doação. Muitas personalidades e empresários de sucesso de Santa Catarina vestiram a camisa de alguma equipe do Colégio na época estudantil.

Atualmente, alunos do Colégio integram as equipes de futebol e outras modalidades esportivas, mas é no futsal que o Colegial destaca-se como um dos melhores do Estado e integra a Liga Nacional de Futsal.

Detalhes:

1) as cores do Colegial são azuL e branca, mas como existe um convênio com o Figueirense – rival do azurra Avaí – a equipe utiliza o vermelho (da bandeira de Florianópolis).

2) não existe uma data realmente oficial de fundação de Externato e Internato. O primeiro adotou o dia 14 de agosto de 1910, quando ocorreu o primeiro jogo em Florianópolis com a participação de externos. Os internos escolheram o dia de início das atividades esportivas no Ginásio em 28 de março de 1906.

Fonte: livro “Uma História Inacabada – Cem Anos do Colégio Catarinense”, de Rogério Luiz de Souza, Relatórios do Colégio Catarinense, jornais Folha do Commércio, O Estado, Folha Nova e acervos Osni Meira e Adalberto Klüser. Escudo do Internato redesenhado por Priscila Klüser

Nenhum comentário:

Pesquisar